Interior da Lua pode ter 100 vezes mais água do que imaginado
Redação SRZD | Ciência e Saúde | 26/05/2011 21h39
Um estudo divulgado nesta quinta-feira afirma que o interior da Lua poderia ter mais água do que se imaginava, talvez tanta quanto ao da Terra.A descoberta põe algumas dúvidas sobre a formação do satélite natural do nosso planeta.
Cientistas da Universidade Case Western Reverse, do Instituto Carnegie para a Ciência e Universidade Brown acreditam agora que a no interior da Lua haja 100 vezes mais água do que o que se pensava anteriormente.
O microanalisador de íons NanoSIMS 50L realizou a descoberta depois de examinar o magma lunar ou pequenas quantidades de rocha derretida coletada pela Apollo 17, a última missão dos Estados Unidos à Lua, em 1972.
"Estas amostras são a melhor janela que temos para (calcular) a quantidade de água no interior da Lua", disse James Van Orman, coautor do estudo e professor de ciências geológicas da Case Western Reverse.
Segundo ele, o interior tem aparência similar ao da Terra, o que levou sobre abundância de água.
A descoberta, segundo o estudo, faz com que a teoria que afirma que a Lua pode ter se formado após um desprendimento da Terra, perdendo boa parte de sua umidade neste processo de alta temperatura, seja reavaliada.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial