quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eclipse total da Lua é visto em Fortaleza

Publicado em 16 de junho de 2011
Clique para Ampliar
Evento começou a ser visível no céu do Ceará a partir das 17h22; pouca nebulosidade facilitou a observação
FOTO: KID JUNIOR
Fenômeno pôde ser observado em parte do Brasil e da América do Sul e também da África, Ásia e Austrália
O eclipse total da lua pôde ser observado em Fortaleza a partir das 17h22 de ontem. O fenômeno teve início às 16h22 (horário de Brasília), o que significa que, quando o astro começou a ser observado nos céus do Ceará, o evento já tinha atingido seu grau máximo. A duração total foi de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.

Veja galeria de imagens


Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, foi possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, o céu com pouca nebulosidade na noite desta quarta-feira facilitou a observação do fenômeno.

De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza "um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia".

O próximo eclipse total da lua será no dia 10 de dezembro, mas só será visível em países da Europa, Oceania, Ásia e América do Norte. O mesmo fenômeno poderá ser observado novamente no Brasil somente em abril de 2014.

Eclipses repetem-se com uma regularidade estudada há milhares de anos na Babilônia e na China. Esta regularidade é conhecida como Ciclo de Saros, que significa, justamente, "repetição", e que leva em conta as posições da Terra e da Lua em relação a suas órbitas e à distância entre os astros.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse lunar já começou. ( Por Dandara Medeiros )

Um eclipse lunar total está acontecendo hoje. O fenômeno será parcialmente visível no Brasil ao anoitecer. Mas já é possível acompanhá-lo via internet.

Transmissão do eclipse lunar
Por volta das 17 horas, a Lua estará totalmente encoberta pela sombra da Terra. Veja a imagem ao vivo abaixo
São Paulo — O eclipse lunar total que acontece hoje só será completamente visível em parte da África e da Ásia Central. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto parcialmente ao anoitecer. Mas não é preciso esperar até lá. Vários observatórios astronômicos estão transmitindo imagens da Lua na internet.
O eclipse lunar de hoje será do tipo central, o que é relativamente raro. Nele, a parte central da sombra da Terra vai passar pela Lua, obscurecendo-a completamente. A última vez em que isso aconteceu foi em julho de 2000, e a próxima será em julho de 2018. Embora haja outro eclipse lunar previsto para dezembro deste ano, ele não será do tipo central. Assim, é bom não perder a oportunidade de observar o céu hoje.
Há várias opções para quem quiser assistir ao eclipse sem sair de casa. Elas vão desde sites de observatórios de países como Alemanha, Espanha e Israel, que estão transmitindo as imagens, até o Google Earth (é preciso baixar um arquivo KMZ específico para ver o fenômeno nesse programa). Há também um aplicativo para smartphones com o sistema Android, do site Slooh, e um gráfico animado nesse mesmo site.
No canal oficial do Google, a transmissão, feita em parceria com o Slooh, já começou e vai até 19 horas (horário do Brasil). O auge do eclipse, quando a sombra da Terra terá encoberto completamente a Lua, vai ocorrer por volta das 17 horas.



 

#main2 {