Nossa Lua (N. 208) Parceria: O Porta-Voz e Painel do Coronel Paim
terça-feira, 8 de maio de 2012
domingo, 6 de maio de 2012
«Super Lua» iluminou céus em todo o mundo (com fotos)
Por Redação
A noite passada foi iluminada por uma lua especial. Cheia e mais próxima da terra, a «Super Lua» abrilhantou os céus de todo o mundo na noite passada.
Para quem teve a oportunidade de apreciar o momento lunar, o satélite natural da Terra pareceu 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante do que é na realidade.
Esta ilusão de ótica foi proporcionada pelo facto de estar em fase de lua cheia e por se encontrar no ponto mais próximo da elipse - o perigeu - a apenas 363 mil quilómetros da Terra.
12:29 - 06-05-2012
sábado, 5 de maio de 2012
"Superlua" fica 30% mais brilhante na madrugada de domingo
05 de maio de 2012
Última vez que perigeu aconteceu foi em 19 de março do ano passado
Foto: Sandro Rib/vc repórter
Uma "Superlua" acenderá o céu deste sábado à noite em um show cósmico visto uma vez por ano, ofuscando uma chuva de meteoros formada por restos do Cometa Halley, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. A Lua vai parecer especialmente grande e brilhante, uma vez que atingirá seu ponto mais próximo da Terra, ao mesmo tempo em que está em sua fase cheia, informou a Nasa.
"É uma 'Superlua', cerca de 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012", afirmou a agência em comunicado. O termo científico para o fenômeno é "lua perigeu".
A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. A Lua atingirá o perigeu às 00:34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, ela vai se alinhar com a Terra e o Sol, para se tornar cheia.
A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011. A Lua cheia perigeu pode ocasionar marés que mais altas que o normal, mas apenas em alguns centímetros.
mais notícias de ciência e meio ambiente »
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Comentar8
Imprimir
Terra e Lua foram atingidas por mais e maiores asteróides, revela estudo
Sonda acha condições favoráveis à vida em lua de Saturno
Siga Terra Notícias no Twitter
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Superlua' iluminará céu neste sábado
Satélite faz sua passagem mais próxima da Terra e estará um pouco maior que o comum
04 de maio de 2012 | 17h 29
No próximo sábado, 5, a Lua passará mais perto da Terra que o normal, em um evento conhecido
pelos astrônomos como "Superlua". O satélite terrestre estará em sua fase cheia e fará sua maior e mais brilhante aparição do ano, passando a 357 mil quilômetros do planeta - cerca de 24,6 mil quilômetros a menos que a média.
The Huntsville Times/Bob Gathany/AP
Lua vai parecer 14% maior que a média neste sábado, mas diferença é quase imperceptível
A proximidade fará com que a Lua pareça cerca de 14% maior que em distâncias medianas, de acordo com Geoff Chester, do Observatório Naval dos Estados Unidos. Mas a diferença na aparência é tão pequena que é quase imperceptível sem o auxílio de instrumentos de observação espacial.
A distância da Lua para a Terra varia porque o satélite mantém uma órbita elíptica, e não circular. Como qualquer Lua cheia, a Superlua vai parecer ainda maior quando estiver perto da linha do horizonte, graças a um efeito de ilusão de ótica, afirma Chester.
A Lua cheia e a proximidade do satélite é base para muitos mitos e lendas urbanas. Mas estudos que tentaram documentar essas relações descobriram "um tremendo monte de nada", segundo Scott Lilienfeld, autor de50 Grandes Mitos da Psicologia Popular. De acordo com ele, a Lua não influencia o comportamento das pessoas, como se acredita popularmente.